Ouça ao vivo

Criança está com febre maculosa em Rio Claro; um homem morreu pela doença

Foto: Prefeitura de Campinas

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro confirmou a morte de um homem por febre maculosa. Uma criança também está internada com a doença.

Os resultados dos dois exames foram divulgados pelo Instituto Adolfo Lutz

Os dados sobre as vítimas, porém, não foram divulgados. Segundo a prefeitura, o homem tem entre 50 e 60 anos e a criança tem menos de 10 anos.

O local de possível contágio dos dois casos fica às margens do Rio Corumbataí, em área de preservação ambiental, próxima ao bairro Jardim Panorama, onde há a circulação de cavalos e bois, possíveis hospedeiros do carrapato-estrela, que, quando contaminado com uma bactéria, transmite a doença.

A prefeitura informou que, em uma ação recente, encontrou micuins no local, e disse que está reforçando as ações preventivas, como o reforço da sinalização e conscientização de profissionais sobre a doença.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informou que vai fazer análises na região.

Quem apresentar quadro de febre e dores de cabeça, e que frequentou algum local onde há circulação de possíveis hospedeiros do carrapato-estrela nos últimos 14 dias deve procurar atendimento médico, sendo muito importante informar ao profissional de saúde que esteve nessas áreas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.