Crise hídrica: Itu começa a pedir água de reservatórios particulares

Foto: Pixabay

A prefeitura de Itu vai usar a água de 10 represas que ficam em propriedades particulares para ajudar no abastecimento dos moradores.

Segundo a Companhia Ituana de Saneamento, a medida é preventiva e válida por 120 dias – ou seja, até a semana do Natal.

Mas, o prazo pode ser prorrogado se a cidade enfrentar uma seca mais severa. Apesar disso, segundo a CIS, o rodízio de abastecimento está descartado.

Os reservatórios estão localizados em propriedades particulares na bacia do Itaim, região que atualmente possui o menor índice de água na cidade, com 40% da capacidade.

A água ainda não começou a ser utilizada, mas o trabalho de transposição já começou, para iniciar a ‘troca’ quando houver necessidade.

Dados levantados pela CIS apontam que não chove significativamente em Itu há 116 dias. Chuva significativa é aquela com mais de 15mm. Atualmente, os níveis dos mananciais ituanos estão em 78,1%.

Os sistemas Mombaça e Pirajibu seguem com 100% de capacidade.

A companhia reforçou que, apesar do bom nível de água nos reservatórios, a população deve ficar atenta e não desperdiçar. Quem utilizar mangueira para lavagem de quintal, calçada ou carros, por exemplo, será multado em R$ 573,90.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.