O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) de Campinas emitiu um alerta sobre o aumento expressivo do número de casos de intoxicações graves por metanol, associado ao consumo de álcool obtido de bombas de abastecimento de postos de combustíveis, a maioria com desfecho fatal. Entre 5 de abril e 20 de julho, o CIATox foi acionado para auxiliar em 14 casos de intoxicações graves associados à ingestão de álcool nas regiões de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista.
Antônio Ticianeli, especialista em petróleo e derivados, explica o que é a substância. O especialista ressalta ainda que acidentes e incêndios são facilmente causados pelo metanol. A ingestão da substância, na maioria dos casos, também leva à óbito.
Em 2022 e 2023, 11 casos de ingestão de metanol tiveram desfecho fatal. A maioria eram homens, com idade média de 36 anos. A abstinência alcoólica e dificuldades financeiras para obtenção de bebidas legalizadas, foram consideradas as motivações na maioria dos casos.