Ingestão de metanol causa intoxicações graves e 11 mortes na região

Foto: Arquivo CBN

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) de Campinas emitiu um alerta sobre o aumento expressivo do número de casos de intoxicações graves por metanol, associado ao consumo de álcool obtido de bombas de abastecimento de postos de combustíveis, a maioria com desfecho fatal. Entre 5 de abril e 20 de julho, o CIATox foi acionado para auxiliar em 14 casos de intoxicações graves associados à ingestão de álcool nas regiões de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista.

Antônio Ticianeli, especialista em petróleo e derivados, explica o que é a substância. O especialista ressalta ainda que acidentes e incêndios são facilmente causados pelo metanol. A ingestão da substância, na maioria dos casos, também leva à óbito.

Em 2022 e 2023, 11 casos de ingestão de metanol tiveram desfecho fatal. A maioria eram homens, com idade média de 36 anos. A abstinência alcoólica e dificuldades financeiras para obtenção de bebidas legalizadas, foram consideradas as motivações na maioria dos casos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Itatiba terá nova escola estadual de Ensino Médio após mais de 40 anos

Prefeitura de Limeira orienta troca de boletos após extinção da Emdel

Câmara vota projetos sobre incentivos fiscais e habitação

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.