Ouça ao vivo

“BRT à Prova”: Linha BRT21 leva 30 minutos entre Centro x Campo Grande; passageiros apontam dúvidas no serviço

Até sexta, a CBN Campinas vai botar o BRT Campo Grande à prova. Depois de uma semana da implantação das novas linhas semiexpressas e a criação, no começo da semana, das novas alimentadoras, quanto tempo demora para pegar um ônibus do Centro até o Terminal Campo Grande? Nesta terceira reportagem, a Thalita Souza embarcou na linha BRT21.
Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

Nesta terceira reportagem realizamos a nossa viagem até o Terminal Campo Grande com a linha BRT21. O embarque aconteceu no Terminal Mercado, região central de Campinas.

Por lá, a nossa equipe apurou que a falta de informação é a principal reclamação entre os passageiros que utilizam as estações do BRT.

A Tânia Alves é doméstica e estava aguardando o ônibus para voltar para casa. Ela confirma que ainda existem dúvidas sobre as novas linhas.

Ainda na estação, alguns passageiros se confundem no momento de formar a fila para entrar no veículo. O embarque acontece por duas portas laterais. Diante disso, duas filas se formam para a entrada no mesmo veículo.

Nas estações, as portas são automáticas e abrem apenas com a chegada do ônibus.

Segundo a Emdec, a BRT21, opera apenas em horário de pico, de segunda a sexta-feira, das 5h às 8h; 16h às 19h.

A Tânia contou que está optando pela utilização da semiexpressa por ser mais tranquila, o contrário do que, segundo ela, acontece com as linhas BRT20 e 212.

O nosso embarque ocorreu, às 15h42, um pouco antes dos horários determinados pela EMDEC. O trajeto foi de 30 minutos até o Terminal Campo Grande.

A linha tem parada em pontos específicos. Do Terminal Mercado, ela segue para a Estação Rodoviária, Aurélia, Londres, PUC/Roseiras e também o Terminal Satélite Íris. Todo o trajeto pelo corredor BRT.

No mesmo percurso, Centro X Campo Grande, a nossa reportagem anterior mostrou que a linha BRT20 leva 50 minutos, também seguindo pelo corredor central.

Já com a linha convencional 212, o caminho é de 60 minutos.

O que diz a Emdec

A Emdec mantém equipes de agentes da mobilidade urbana e educadores nos principais terminais e estações do BRT para informar os usuários sobre as mudanças e orientar o embarque e desembarque.

Também já trabalha pra reforçar a comunicação visual dos terminais e estações BRT. O Terminal Mercado já recebeu faixas contendo a descrição de todas as paradas das linhas. Hoje (27/10), o terminal também está recebendo placas aéreas que indicam o sentido do embarque. As portas automáticas receberão adesivos indicando os respectivos embarques.

Vale reforçar que a linha mencionada (BRT21) foi reforçada na última quinta (26/10), com mais um ônibus (5 para 6), no pico da tarde. E a partida do Terminal Mercado, no pico da tarde, foi antecipada para às 15h42. A BRT21 é semiexpressa, opera nos horários de pico (no sentido de maior fluxo), partindo do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo às estações Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária.

Os usuários podem consultar itinerários, pontos atendidos e horários das linhas BRT no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha e nos aplicativos “Cittamobi” e “Moovit”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.