Ouça ao vivo

Consumo de frutas e hortaliças no calor aumenta e preço acompanha

Guilherme Leal/CBN Campinas

Apesar de o clima estar cada vez mais instável, primavera e verão ainda são estações sinônimos de temperaturas mais elevadas. Com isso, o consumo de frutas e verduras para refrescar o calorão e reforçar a hidratação também aumenta.

As chamadas frutas do verão, como o caju, a melancia, o melão, os cítricos, a manga e o maracujá; e as hortaliças, como a alface e a rúcula, podem ser consumidas tanto in natura como no preparo de uma receita saudável e refrescante.

Pra dona de casa Pedrina Alves, uma boa salada de frutas não pode faltar na rotina da família.

Apesar de tantos benefícios, os preços de algumas frutas e hortaliças tem assustado os consumidores, mas antes, eles têm assustado os próprios comerciantes. O feirante Fernando Vieira Mattos trabalha em uma barraca de frutas há 38 anos e conta que alguns itens estão mais caros do que em anos anteriores.

Já a feirante Cássia Pedroso trabalha na barraca de legumes e hortaliças da família há 11 anos. Ela conta que a chuva e o sol extremo registrados nos últimos dias jogou pra cima o preço das folhagens.

Mesmo com preço pouco atrativo para o consumidor final, de acordo com a Ceasa de Campinas no período mais quente do ano, os hortifrútis registram aumento de 40% no consumo de frutas e em média 15% a procura por hortaliças, principalmente as folhas, lideradas pela alface e a rúcula.

A dona Pedrina que a gente ouviu no começo da reportagem acredita que esse dado se deve ao consumidor que tem tido jogo de cintura na hora de equilibrar saúde e economia doméstica.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.