Ouça ao vivo

Especialista faz alerta para dengue nos cemitérios durante Finados

Foto: Carlos Bassan/PMC

Com quase 10 mil casos e duas mortes confirmadas por dengue em 2023, a secretaria de Saúde de Campinas emitiu alerta para que a população redobre os cuidados para evitar novos criadouros do mosquito transmissor da doença durante a celebração de Finados.

A recomendação é para que as pessoas deixem de levar ou evitem colocar vasos nos cemitérios.

Alguns cemitérios da cidade não permitem que as pessoas deixem vasos ou outros objetos nos túmulos, mas naqueles em que não há proibição é importante garantir que nenhum objeto deixado acumule água

Com 9.901 infectados até o momento, Campinas já registra, em número de casos, a sexta maior epidemia de dengue desde 1998.

Em 2023, o primeiro óbito ocorreu em 4 de março.

No dia 12 de abril, o município declarou situação de epidemia de dengue e reforçou que a ajuda da população segue fundamental para o combate ao Aedes aegypti.

Em junho, a Secretaria de Saúde registrou o segundo óbito pela dengue em 2023. A vítima era uma mulher de 67 anos, que morreu em 15 de junho em um hospital público.

Ela morava da área de abrangência do Centro de Saúde Vista Alegre, na região Sudoeste de Campinas.

A dengue causa febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, que resultam em desidratação. Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.