Ouça ao vivo

Professor de Campinas está entre os vencedores do ‘Prêmio Educar Nota 10’

Foto: Eduardo Lopes/PMC

Um professor da rede municipal de Campinas está entre os nove vencedores da 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10, um dos principais prêmios de Educação do Brasil. Rodrigo Tetsuo Hirai, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Pompeu de Camargo, no Jardim São Gabriel, foi um dos selecionados entre 2,6 mil projetos inscritos de todo o país.

Neste ano, o Prêmio Educador Nota 10 enaltece boas práticas de aprendizagem, nas categorias Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade e Direitos Humanos.

O prêmio é uma correalização do Instituto Somos, uma entidade sem fins lucrativos mantida pela Somos Educação, com a Fundação Victor Civita.

O projeto feito por Rodrigo Tetsuo Hirai, “Os brinquedos antigos e os dias atuais”, foi inscrito na categoria Direitos Humanos e tem como enfoque a reflexão sobre as diferenças entre os brinquedos antigos e os atuais, a partir do pião de madeira. O trabalho ganhou destaque pelo Comitê Avaliador devido ao potencial socioeducativo de discutir o tema do consumismo de forma lúdica.

O trabalho se iniciou com uma pesquisa feita com os alunos de 4° ano através da brincadeira com pião de madeira. Tais vivências resultaram em uma sensação de frustração em virtude da dificuldade de lançá-los. O professor então apresentou discussões sobre o consumo de brinquedos, com o uso do filme “Criança, a Alma do Negócio”, para conscientizar os alunos sobre novas opções de brincadeiras por métodos e ferramentas diferentes.

Dessa forma, o professor Rodrigo desafiou os alunos a produzirem o seu próprio pião. Isso levou à descoberta de que, para alguns deles, construir o próprio brinquedo foi tão ou mais divertido do que a própria brincadeira.

Há cinco anos, Rodrigo Hirai já havia concorrido no Prêmio Educador Nota 10 com um projeto para o ciclo 1, do ensino fundamental, com o enfoque de ensinar os alunos a andar de bicicleta. Após uma autocritica compreendeu o que faltava no trabalho e a partir dessa experiência se dispôs a aperfeiçoar os seus projetos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.