Grupo empresarial de bebidas gera prejuízo de R$300 milhões em fraude fiscal

Foto: Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou uma operação, na manhã desta terça-feira (14), contra a fraude fiscal estruturada no setor de bebidas quentes promovida por um grupo empresarial que atua em vários estados.

A ação aconteceu em conjunto com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com a Procuradoria Geral do Estado, a Receita Federal e com o apoio das Polícias Civil e Militar.

Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em endereços de empresas e pessoas físicas envolvidas no esquema, nas cidades de São Paulo, Rio Claro, Piracicaba, Vinhedo, Itu, Itapetininga, Sorocaba, Guarulhos, além de duas cidades no Tocantins e Curitiba.

As investigações começaram em 2019, quando o grupo industrial, segundo o Gaeco, fazia simulação de operações interestaduais com o objetivo de reduzir o valor do ICMS devido pelas operações próprias e por substituição tributária.


Segundo o MP, foram também identificados indícios de lavagem de dinheiro através do uso de empresas de participação e fundos de investimento em nome de terceiros, falsidade ideológica associada à constituição de empresas em nome de laranjas e associação criminosa.


A estimativa é que o esquema tenha provocado prejuízo de mais de R$ 300 milhões em ICMS somente ao Estado de São Paulo.


Os envolvidos podem responder pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsidade ideológica, além das sanções administrativas após a constituição do crédito tributário.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.