Ouça ao vivo

Grupo empresarial de bebidas gera prejuízo de R$300 milhões em fraude fiscal

Foto: Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou uma operação, na manhã desta terça-feira (14), contra a fraude fiscal estruturada no setor de bebidas quentes promovida por um grupo empresarial que atua em vários estados.

A ação aconteceu em conjunto com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, com a Procuradoria Geral do Estado, a Receita Federal e com o apoio das Polícias Civil e Militar.

Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em endereços de empresas e pessoas físicas envolvidas no esquema, nas cidades de São Paulo, Rio Claro, Piracicaba, Vinhedo, Itu, Itapetininga, Sorocaba, Guarulhos, além de duas cidades no Tocantins e Curitiba.

As investigações começaram em 2019, quando o grupo industrial, segundo o Gaeco, fazia simulação de operações interestaduais com o objetivo de reduzir o valor do ICMS devido pelas operações próprias e por substituição tributária.


Segundo o MP, foram também identificados indícios de lavagem de dinheiro através do uso de empresas de participação e fundos de investimento em nome de terceiros, falsidade ideológica associada à constituição de empresas em nome de laranjas e associação criminosa.


A estimativa é que o esquema tenha provocado prejuízo de mais de R$ 300 milhões em ICMS somente ao Estado de São Paulo.


Os envolvidos podem responder pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsidade ideológica, além das sanções administrativas após a constituição do crédito tributário.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.