Ouça ao vivo

Unicamp inaugura unidade de pesquisa para produção de energia renovável

Guilherme Leal/CBN Campinas

Foi inaugurada nesta terça-feira (8) na Unicamp uma nova unidade de pesquisa focada na produção de energia renovável. A E-RENOVA fica na Faculdade de Engenharia Química e é uma parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

O objetivo  é apoiar e desenvolver projetos com foco em inovação para a produção de energia a partir de fontes renováveis como a biomassa.

De acordo com os responsáveis pela unidade, o foco estará no desenvolvimento de ideais em parceria com empresas do setor industrial estimulando a transferência de conhecimentos e a busca de soluções tecnológicas.

A unidade realizará estudos para criação de novos produtos e processos para a indústria a partir do processamento de biomassa, como explica o professor e coordenador da E-Renova Rubens Maciel Filho. A partir deste conceito será possível produzir energia a partir das sobras de outras culturas.

A E-RENOVA é a segunda unidade de pesquisa credenciada pela Embrapii na Unicamp.  Ilda Bisinoti, representante da instituição, diz que o projeto é apoiado para que ele possa propor soluções que modernizem a indústria de forma sustentável.

A preocupação com a indústria nacional também esteve na fala do reitor da universidade Antonio José de Almeida Meirelles. Ele disse que há um cenário nacional que indica que iniciativas neste sentido devem ser apoiadas.

A nova unidade de pesquisa terá investimento inicial previsto de R$ 4,8 milhões de reais. No lançamento também foi exposto um projeto que busca a criação de um hub para o recebimento de ideias para a criação de um combustível sustentável para a aviação nacional.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.