Ouça ao vivo

Campinas anuncia pacote de ações para evitar explosão de casos de dengue em 2024

Guilherme Leal/CBN Campinas

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta terça-feira (19) o lançamento de um pacote de ações contra a dengue para evitar que a cidade viva um cenário de agravamento da doença em 2024. A principal preocupação é com relação à reintrodução dos vírus tipos 3 e 4 da doença que não circulam em Campinas desde 2009 e 2014, respectivamente.

Diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andréa Von Zuben, afirma que, por enquanto não há registros na cidade, mas outros municípios brasileiros já confirmaram casos de infecções por estes dois tipos de vírus. Ela explica que existe risco de dengue grave quando uma pessoa é infectada por um tipo diferente do anterior.

A recorrência das ondas de calor também é uma preocupação. Este ano foram nove. De acordo com o Devisa, o calor extremo favorece a proliferação do mosquito Aedes aedypti.

De acordo com a prefeitura 80% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro das residências. Entretanto, muitos moradores tem se negado a permitir a entrada dos agentes da vigilância para  vistoria dos quintais.

No último mutirão registrado no Jardim Eulina mais da metade dos moradores não permitiu as vistorias. O prefeito Dário Saadi disse que o Poder Público precisa da colaboração da população.

Entre as ações anunciadas está o treinamento de funcionários da rede pública e privada de saúde, intensificação de mutirões, compra de insumos, acompanhamento diário dos casos, entre outras. O objetivo é evitar cenário parecido com o da epidemia de 2015 quando 60 mil casos foram registradas e 15 pessoas morreram.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.