Ouça ao vivo

Menor oferta faz preço da carne de frango aumentar em novembro

Guilherme Leal/CBN Campinas

A carne de frango tá mais cara. Se comparado o preço a novembro do ano passado, último dado de referência, o aumento fica na casa dos 20% de acordo com comerciantes do Mercadão Municipal de Campinas.

A percepção deles acompanha um levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP. Esse é quarto mês consecutivo com aumento nos preços impulsionado pela menor oferta de carne de frango no mercado doméstico.

De acordo com avaliação do Cepea, com os feriados de novembro, houve diminuição nos dias úteis do mês para abate nas agroindústrias.

A compra de frango principalmente pela China fez com que ficasse mais interessante para os produtores exportar do que vender no mercado interno.

Apesar disso os consumidores continuam comprando com frequência. A dona de casa Sueli Teixeira diz que na mesa da família dela o frango tem lugar de destaque. Apesar da alta, ela acha que o preço continua atrativo.

A Bruna Grazia é atendente  gosta de comprar frango no mercado municipal. Pra ela, o preço de cortes como peito, coxa e sobrecoxa continua valendo a pena.

No mercado de cortes e miúdos, as altas foram ainda mais intensas. No atacado da Grande São Paulo, o peito congelado foi o que mais se valorizou de setembro para outubro – expressivos 10% , com o quilo do produto cotado, em média, a R$ 9,05 no último mês.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.