Ouça ao vivo

Governo de SP espera retomar obras de barragens até junho deste ano 

EPTV/Reprodução

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão do Governo de São Paulo, informou, nesta quinta-feira, que as empresas ou consórcios interessados em realizar as obras das barragens das represas de Pedreira, às margens do rio Jaguari, e Duas Pontes, junto ao rio Camanducaia, têm até o final desse mês para entregarem as propostas. 

No caso da barragem de Pedreira, os interessados têm até o dia 22 de janeiro para apresentar as propostas. Já para a obra na barragem Duas Pontes, em Amparo, a data limite é o dia 23 do mesmo mês. Os envelopes serão abertos um dia depois do término do prazo de entrega para cada obra. 

De acordo com informações do DAEE, a previsão é que os trabalhos sejam reiniciados no primeiro semestre deste ano, com expectativa de conclusão em 22 meses após a assinatura do contrato. 

Os editais foram lançados em 30 de novembro para a retomada das obras das duas represas. O DEE informou que a construção das barragens teve o contrato anterior rescindido por causa de atrasos significativos e não justificados pelos consórcios que executavam os serviços até então.  

As duas represas vão aumentar a segurança hídrica para 5,5 milhões de pessoas, elevando a oferta de água em âmbito regional, por meio da regularização da vazão dos rios Jaguari e Camanducaia. A previsão de investimento é de R$ 584,3 milhões para a barragem Pedreira e R$ 392,4 milhões para Duas Pontes. Esses valores podem sofrer alterações durante o processo licitatório.  

As barragens deverão formar reservatórios com uma capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água (o equivalente a 34 mil piscinas olímpicas), dos quais 32 bilhões de litros na Barragem Pedreira e cerca de 53 bilhões de litros no reservatório de Duas Pontes, beneficiando direta e indiretamente cerca de 28 municípios na região do PCJ, como Amparo, Americana, Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Jundiaí, Limeira, Louveira, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Valinhos e Vinhedo.  

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.