Ouça ao vivo

Sorocaba tem 91% de toda a chuva prevista em janeiro em apenas 24 horas

Foto: Prefeitura de Sorocaba

Uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas deste final de semana, Sorocaba registrou um acumulado de chuva de 192 milímetros nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Defesa Civil.

Esse número equivale a 91% do volume esperado para todo o mês de janeiro, que é de 211mm. Por conta disso, diversos estragos foram causados no município.

O temporal provocou danos a dois hospitais da cidade. Em um deles, o muro do Hospital Evangélico desabou, mas ninguém ficou ferido. O mais afetado foi o hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI), referência na região de Sorocaba no tratamento contra a doença.

O hospital informou que os setores impactados incluem recepção, odontologia, quimioterapia, consultórios médicos, farmácia, nutrição e dietética, serviço de imagem e diagnóstico, refeitório, brinquedoteca, lavanderia, almoxarifado, entre outros, localizados na parte térrea do edifício.

Segundo o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o momento agora é de reconstrução. Algumas obras devem ser finalizadas já nos próximos dias. Enquanto outras vão levar um pouco mais de tempo.

SONORA 01 –

A cidade chegou a receber ajuda humanitária da Defesa. Ao todo, foram disponibilizadas 182 cestas básicas, 182 kits de higiene, 364 kits de limpeza e 239 kits dormitórios, compostos por colchões e cobertores.

Uma mulher de 74 anos morreu após ficar presa no interior de um veículo que foi arrastado pela força das águas. O outro ocupante do veículo foi resgatado sem ferimentos. Essa foi uma das quatro mortes registradas até o momento no Estado de São Paulo.

Já na região do Parque das Águas, um morador usando o próprio caiaque resgatou seis pessoas que ficaram ilhadas. Ivan Bagrinho, morador do bairro Jardim Dois Corações, foi até a empresa onde trabalha, para ver se o local havia sido muito atingido pela tempestade. Ao chegar no local, ele se deparou com diversas pessoas em situação de perigo.

Ivan não teve a casa atingida e ficou grande parte do final de semana ajudando as pessoas. Foram necessárias diversas viagens na região alagada, já que no caiaque só cabiam ele e mais uma pessoa. Além das pessoas, ele conseguiu retirar alguns objetos das casas atingidas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.