Com o aumento de casos de Covid-19 no país, antigos hábitos devem ser retomados para evitar um crescimento ainda maior da doença.
Na primeira semana deste ano, foram confirmados quase 20 mil testes positivos para Covid. Já na semana passada, foram mais de 45 mil notificações.
Em Campinas, já são 2581 casos de Covid-19 em 2024, de acordo com o último boletim divulgado. O que chama atenção são os 1.247 nos últimos 15 dias. Ou seja, mais de 50% dos casos foram apenas neste período.
Por conta disso, a infectologista da Unicamp, Raquel Stucchi, explica que a recomendação é que a população volte a fazer o uso de máscaras, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco.
Já no caso das pessoas que não se enquadram no grupo de risco, a infectologista recomenda que essa parcela da população também faça o uso da máscara, mas em locais fechados, para tentar diminuir ao máximo a circulação da doença.
Apesar dos números altos de casos, a cobertura vacinal ainda é baixa. Até 8 de fevereiro de 2024, 23,8% dos campineiros com mais de 18 anos receberam o reforço da bivalente.
O percentual representa 219,5 mil doses aplicadas. Deste total, 101,6 mil imunizantes foram aplicados na população com 60 anos ou mais, o que significa uma cobertura estimada em 69,4% para esta faixa etária da população.
Para a infectologista da Unicamp, além dessa população que não concluiu o esquema vacinal, o aumento de casos também está ligado com uma variante mais transmissível e com o carnaval.
O público que pode receber a bivalente é composto por pessoas a partir dos 12 anos, a depender da situação vacinal. As doses estão disponíveis em todos os centros de saúde.