Ouça ao vivo

Estudantes da rede estadual de Campinas retornam às aulas nesta quinta

Guilherme Leal/CBN Campinas

Os 105 mil estudantes da rede estadual de Campinas voltaram às aulas nesta quinta-feira (15) acompanhando os demais alunos do Estado de São Paulo. Ao todo três milhões de alunos retornam para o início do ano letivo que irá até 17 de dezembro.

De acordo com a Secretaria de Educação, todas as unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Se o calendário for alterado por qualquer motivo, as atividades suspensas podem ser realizadas em dias alternativos, como sábado, durante o recesso escolar ou férias.

Entre os pais e responsáveis pelos alunos, repercutiu bastante a decisão do governo estadual de restringir o acesso a aplicativos e plataformas de streaming nas escolas por meio da rede wifi e internet cabeada.

A Secretaria da Educação informou que o objetivo da medida é otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes e que o bloqueio já estava em vigor aos estudantes desde fevereiro de 2023.

O manobrista Samuel Tibúrcio diz que concorda com a medida e que a família já não permite que o irmão de 11 anos leve celular pra escola.

A dona de casa Giovana Todoverto estava aflita já que o filho de 11 anos começa uma nova fase agora no 6º ano do ensino fundamental. Ela também concorda com a medida e diz que a expectativa é boa

O uso de celulares tem sido questionado por alguns pesquisadores alegando que eles podem atrapalhar a socialização entre os estudantes além de comprometer a atenção deles.

Além da proibição, outra novidade no Ensino Médio, é o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.