O leilão do Trem Intercidades é um ato importante, mas é apenas a primeira etapa de um longo caminho até que o primeiro passageiro embarque por essa nova modalidade de transporte que vai ligar Campinas a São Paulo.
O caminho é longo. Ou, pra combinar, ainda tem muito trilho pela frente até que o primeiro passageiro embarque em um dos dois tipos de trens que devem ligar Campinas a São Paulo. O cronograma apresentado pelo Governo do Estado é extenso e mostra a complexidade da obra.
Serão cinco fases delimitadas para que a construtora que vencer a licitação cumpra todas regras.
Ainda conforme o Governo Estadual, o Trem Intercidades deve transportar quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa.
Isso porque, além do trem expresso que ligará a Capital Paulista a Campinas, com uma parada em Jundiaí, o projeto prevê o Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas, que vai passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.
A primeira fase é chamada de Fase Preliminar. Ela tem duração de seis meses e começa a partir da assinatura do contrato. Neste momento a empresa vencedora do leilão vai começar os preparativos para a concessão.
Depois vem a fase Pré-Operacional que terá duração de 12 meses. Nela ocorrerá o treinamento do pessoal da concessionária pelos funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Os funcionários da estatal deverão atuar durante seis meses após o início da operação comercial. É quando essa fase terminar que a concessão de 30 anos começa de fato a valer.
A fase três é a chamada Pré-Construção que vai durar um ano e meio. Nesta fase o mais importante será conseguir as licenças necessárias junto à CETESB, além de estabelecer o cronograma da obra.
A quarta etapa é a fase de construção que terá duração variável. Para o Trem Intermetropolitano o prazo estabelecido será de 36 meses, enquanto que para a Linha 7-Rubi e Trem Intercidades, o prazo será de 60 meses.
A quinta e última fase será a Operação. O primeiro serviço a entrar em funcionamento será Linha 7-Rubi. Depois o Trem Intermetropolitano em 2029 e por fim o Trem Intercidades, em 2031.