Ouça ao vivo

Perto da Páscoa, consumidores reclamam de mudança da composição do chocolate

Guilherme Leal/CBN Campinas

A Páscoa tá chegando, mas junto com o aumento do consumo de chocolate também crescem as reclamações. Tem muito consumidor por ai descontente com a qualidade do produto entregue pelas indústrias.

A aposentada Ana Maria Gouvêa é fã de chocolate branco. Só que de uns tempos pra cá ela tem parado de comer esse tipo de guloseima. Isso porque tem achado o gosto diferente.

Sobremesa favorita da época, o professor Jeferson Fernandes não compra ovos de páscoa há sete anos. Ele diz que além da redução de tamanho sentiu uma mudança no sabor do chocolate que ele sempre consumiu.

E essa percepção não é só do Jefferson e da dona Ana. Nas redes sociais várias pessoas passaram a expressar esse descontentamento. No X, antigo Twitter, consumidores dizem que após a pandemia diversos chocolates tradicionais mudaram a fórmula e não tem mais o mesmo sabor.

O site Reclame Aqui também registrou reclamações de consumidores descontentes. Entre janeiro de 2020 e maio de 2022 foram 968 queixas relativas a produtos alimentícios com os temas  “mudança no sabor”, “alteração na fórmula” e “alteração no gosto.”

Trabalhando com chocolates há três anos como forma de complementar a renda da família, a confeiteira Letícia Brito diz que prefere apostar em marcas mais caras pra driblar a baixa qualidade.

O presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates) Jaime Recena afirma que as fábricas associadas à instituição seguem  rigorosos padrões de qualidade.

Apesar disso não param de surgir informações de mudanças nas composições dos produtos. Em junho do ano passado o G1 trouxe a informação de um tradicional bombom produzido no Espírito Santo alterou os ingredientes passando a ser um wafer de chocolate e não mais um produto tendo como principal componente o chocolate em si.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.