Ouça ao vivo

Objetivo de zerar analfabetismo em 2024 não deve ser cumprido em Campinas

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Com mais de 14 mil pessoas analfabetas absolutas em Campinas, o objetivo de zerar o analfabetismo em 2024 não deve ser cumprido. Esse número representa 1,67% da população acima de 16 anos, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 

Se comparado com 2022, é possível perceber que houve uma diminuição. Eram mais de 15 mil analfabetos absolutos, número que representava 1,72% dessa mesma faixa etária. 

Mesmo assim, o Gerente de  Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Anos Iniciais da Fumec, José Batista de Carvalho Filho, acredita que é impossível erradicar o analfabetismo neste ano.

Na tentativa de solucionar esse problema, a prefeitura lançou a 11ª campanha do Fevereiro Violeta para incentivar a busca desses cidadãos pelo serviço do Fumec. A ação acontece durante todo o mês e o objetivo é fazer com que a população leve essas pessoas até a instituição. 

Desde 2013, a Fumec atendeu aproximadamente 40 mil alunos na modalidade EJA Anos Iniciais. Para 2024, a Fumec dispõe de 104 classes, com a possibilidade de ampliação conforme as demandas.

Os cursos oferecidos para Jovens, Adultos e Idoso, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, são destinados a pessoas a partir de 15 anos, sem estudo ou com baixa escolaridade.

O aluno recebe material didático, uniforme, alimentação e vale transporte (para aqueles que moram ou trabalham a mais de dois quilômetros da unidade escolar).Aqueles que pretendem dar continuidade aos estudos podem procurar a Secretaria Municipal de Educação (SME), que oferece o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.