Ouça ao vivo

Balança comercial do Estado tem superávit de quase US$ 3,5 bilhões

Foto: Divulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Os dois primeiros meses de 2024 tiveram um crescimento expressivo na balança comercial do Estado de São Paulo. As exportações superaram as importações em US$ 3,42 bilhões no primeiro bimestre, 38,5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. 

Contratos já assinados com empresas estrangeiras e o maior valor das moedas internacionais em relação ao real impulsionam as vendas para o exterior, mas o número surpreendeu os produtores agrícolas paulistas, segundo o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil. No mercado interno, porém, os produtos podem ficar mais caros. 

Para o próximo bimestre e até mesmo os próximos meses, ainda não é possível prever se os números de exportações continuarão altos, principalmente por fatores climáticos, que não atrapalharam nos meses anteriores, mas podem influir na safra. 

Os produtos mais vendidos pelo agronegócio paulista ao exterior foram o açúcar, que representou quase todo o setor sucroalcooleiro e foi responsável por 42% das exportações do Estado. Em seguida, com participação de 10%, vieram a carne, papel e celulose e o suco de laranja. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.