Ouça ao vivo

Evasão escolar cresce em Campinas acima da média estadual 

Foto: Arthur Menicucci/G1

O Censo Escolar, realizado em 2023, aponta que a evasão escolar segue aumentando no ensino estadual de Campinas por três anos seguidos. De acordo com a pesquisa, a taxa na cidade em 2022, último ano da medição, foi de 4,1%. Em todo o Estado de São Paulo, o total foi de 3,3%. 

No terceiro ano do ensino médio, último antes da graduação a taxa de evasão tanto em Campinas quanto no Estado é de 5%. A maioria é composta por homens, pretos ou pardos e que estudam em escola pública. 

Para a pedagoga Lucelaine Zampolin, a falta de políticas públicas para manter os jovens estudando os afasta da escola por questões econômicas. 

A entrada no mercado de trabalho sem a conclusão do ensino médio também limita as possibilidades de crescimento na carreira pelo fato de os estudantes não cursarem uma faculdade, diz a professora. 

O governo federal criou o programa Pé de Meia, que destina R$ 200 por mês e mais R$ 1 mil a cada ano de conclusão do ensino médio para alunos da rede pública, dinheiro que é insuficiente para as despesas dos jovens que precisam trabalhar. 

A Secretaria da Educação do Estado informou que adota medidas para combater a evasão escolar e que as Diretorias de Ensino de Campinas Leste e Oeste têm parceria com o Ministério Público, Conselho Tutelar e redes de apoio às crianças e adolescentes. Já a prefeitura informou que não existem escolas municipais de ensino médio na cidade. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.