Ouça ao vivo

Festa do “Boi Falô” acontece nesta sexta em Barão Geraldo

Luiz Granzotto/PMC

Nesta sexta-feira santa será realizada mais uma vez em Campinas a tradicional Festa do Boi Falô. O evento será na Praça do Coco, em Barão Geraldo, e tem início marcado para às 10h00. Muitas atrações culturais estão previstas, como a contação de histórias com Ulisses Junior, que escreveu o livro A Lenda do Boi Falô, conforme detalha o Diretor de Cultura da Prefeitura de Campinas, Gabriel Rapassi. “Pesquisou muito sobre a história do boi falô, conversou com os antigos ali da região e preparou um espetáculo de contação de histórias, ele fica andando entre as pessoas e de rodinha em rodinha ele reconta a história do “Boi Falô”.

Além disso, ocorrerão também apresentações da peças de teatro de cordel escritas pelo teatrólogo Ton Crivelaro, apresentando a lenda regional para os outros bois do Brasil. As apresentações serão às 11h e às 13h. Por volta de meio-dia haverá a apresentação do grupo popular de percussão formado por mulheres, as Caixeiras das Nascentes. À tarde, às 14h30, será vez do Grupo Savuru.

Mas um dos pontos altos da festa é a distribuição de macarronada, que acontece na hora do almoço.”Por volta do meio-dia a macarronada é abençoada e aí começa a ser servida, e é importante dizer que toda comunidade local se envolve muito na arrecadação de alimentos e depois no preparo, é um encontro de culturas muito bonito, vale a pena dar um pulo lá e conferir tudo isso que acontece”, convida Rapassi.

A festa do Boi Falô foi criada em 1988 para comemorar o centenário da Abolição, e é considerada a maior celebração popular do Distrito de Barão Geraldo. Existem várias versões para a lenda do Boi Falô, mas a mais conhecida é a de que o escravizado Toninho teria sido forçado a trabalhar numa sexta-feira santa, e ao chegar ao pasto para trabalhar encontrou um boi, que teria olhado para ele e dito que aquele não era um dia para e trabalhar, mas sim para se guardar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.