Ouça ao vivo

Maioria das empresas não cumpre cotas para deficientes

Foto: Divulgação

Apenas 16% das empresas com mais de 100 funcionários do Estado de São Paulo cumprem a exigência por lei de cotas para pessoas com deficiência, segundo dados do Observatório do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp em parceria com o Ministério Público do Trabalho. 

Na região, Limeira é a cidade com número mais positivo em preenchimento de vagas, com 74%. Já o número de empresas que cumprem a cota é de 45%. Em Campinas, a ocupação é de 46%, com apenas 15% da meta cumprida. 

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre o mercado de trabalho e pessoas com Deficiência, Guirlanda Benevides, afirma que o problema não é a falta de profissionais aptos. 

Para a coordenadora, o que atrapalha a contratação de pessoas com deficiência é o preconceito, já que elas podem se qualificar para a maioria das funções. 

A lei de cotas prevê que 2% das vagas para PcDs devem ser disponibilizadas em empresas com 100 a 200 colaboradores; 3% onde existem 201 a 500 trabalhadores; 4% de 501 a 1000 funcionários e 5% onde existem mais de 1000 contratados. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.