Ouça ao vivo

Operação do MP investiga fraudes em licitações de pátios de veículos

Foto: BAEP/Divulgação

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira em cidades da região de Campinas.

O objetivo da Operação Pitágoras é aprofundar investigações sobre uma suposta organização criminosa integrada por empresários do ramo de pátios de estacionamento e guinchos de veículos.

De acordo com o Ministério Público, esses empresários fraudavam licitações que tinham por objeto a guarda e remoção de veículos pelas delegacias seccionais e outros órgãos públicos.

Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão em várias cidades paulistas, como Campinas, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Casa Branca, e Porto Feliz.

Em Campinas, um homem foi levado à 2ª Delegacia Seccional por irregularidade em uma arma localizada durante o cumprimento do mandado no Jardim Nova América, mas ele não ficou preso. Foram apreendidos celulares, equipamentos eletrônicos e documentos.

Em Americana, a operação foi em uma casa que fica na Chácara Letônia. Foram apreendidos diversos documentos vinculados às empresas alvo da operação, e uma pequena quantidade de dinheiro.

Em Santa Bárbara d’Oeste a busca e apreensão aconteceu no Residencial Furlan. Um celular e documentos foram apreendidos.

Além de organização criminosa, as investigações apura crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A operação é resultado de investigação do Ministério Público iniciada a partir de trabalhos da 1ª Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil de São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Por lá, foram identificados indícios de ajustes entre empresas que participaram do pregão eletrônico em delegacias seccionais daquela região.

Novas evidências indicam a atuação de diversas pessoas jurídicas em pregões e formalizações de contratos com órgãos públicos em outras localidades no Estado de São Paulo.

As investigações também demonstram que os contratos foram firmados por possíveis “testas de ferro” e não eram cumpridos a contento, havendo informações de desvios de veículos e uma série de dificuldades aos usuários dos serviços.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.