Ouça ao vivo

Piracicaba confirma primeira morte por dengue em 2024

Foto: Arquivo/Prefeitura de Piracicaba

A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba confirmou nesta terça-feira (19) a primeira morte por dengue no município em 2024. A vítima é uma mulher, na faixa etária entre 70 e 79 anos, que morava na região central. O óbito, segundo o órgão, ocorreu na semana entre 25 de fevereiro e 2 de março. O resultado veio após exame confirmatório realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O caso é autóctone (de origem local) e o primeiro identificado como sorotipo 2 da dengue em Piracicaba. Até então, somente o sorotipo 1 havia sido registrado no município. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cidade ainda investiga outros três óbitos suspeitos pela doença, e contabiliza 3.020 casos positivos.

A Secretaria de Saúde informou que segue monitorando os casos de dengue em Piracicaba e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações orientativas e educativas casa a casa. de segunda a sexta-feira.

Os arrastões e mutirões seguem todos os sábados e as equipes de nebulização seguem atuando em regiões com maior número de casos, além das ações de remoção de inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações.

Todo morador que apresentar febre de início repentino e dor de cabeça, prostração, dores musculares e articulares ou dor atrás dos olhos, deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico. Em Piracicaba são mais de 70 unidades abertas com equipes preparadas para atender e acompanhar os casos suspeitos e confirmados da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.