Prefeitura desocupa casarão e empareda acessos ao imóvel

Foto: Divulgação/Pref. Campinas

A Prefeitura de Campinas realizou uma ação, na tarde desta quinta-feira, e retirou sete pessoas que ocupavam um casarão abandonado na rua Sacramento, na região central. 

A ação, amparada por uma recente decisão judicial, contou com o apoio da Guarda Municipal e, segundo a administração, não houve resistência.  

Depois de desocupado o local, equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram o emparedamento dos acessos ao imóvel. 

A Prefeitura havia ingressado com ação civil pública no dia 29 de fevereiro, em defesa do patrimônio cultural para sanar os problemas de abandono e invasão do casarão. 

De acordo com o Secretário Municipal de Justiça, Peter Panutto, o proprietário do imóvel, que foi notificado várias vezes pela Secretaria de Urbanismo, não tomou as providências necessárias para a preservação do local.  

A decisão da Justiça acatou o pedido e concorda que os documentos mostram a precariedade em que está o imóvel e o risco de incêndio.  

À época, também foi verificada a existência de ligação elétrica irregular no prédio, popularmente conhecida como “gato”, com o uso de fiações aéreas aparentes, sendo o risco de incêndio um dos principais pontos de preocupação. 

O imóvel, que fica na esquina com a Marechal Deodoro, está em estudo de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC).  

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Câmeras flagram torcedores pulando catracas do BRT Jardim Londres

Itatiba prorroga prazo do Refis 2025 até 9 de novembro

Homem morre ao ser atropelado por bondinho desgovernado em Holambra

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.