A prefeitura de Sorocaba decretou situação de emergência por causa da dengue.
O decreto municipal, que tem duração de 90 dias, permite que equipes do Setor de Zoonoses entrem em imóveis abandonados, realizem autuação com mais agilidade e que a prefeitura possa contratar profissionais temporariamente para atuar no combate à dengue, entre outras atividades.
Nesta semana, também começa a operação de uma “nave mata mosquito”, um drone cedido para uso temporário, sem custo ao Município, em parceria com Parque Tecnológico de Sorocaba.
O aparelho tem capacidade de armazenamento de 40 litros e voa a uma altura máxima de 100 metros em locais sem possibilidade de tráfego terrestre.
Além disso, três Unidades Básicas de Saúde vão ficar abertas até às 22h: Hortência, Fiori e Simus. Nesses locais serão realizados atendimentos médicos, exames e hidratação aos pacientes com sintomas de suspeita de dengue, sendo das 19h às 22h com atendimento exclusivo para estes casos.
Até o último levantamento, Sorocaba tem 5.275 casos notificados de dengue este ano e 1.348 confirmados. Há duas mortes em investigação e nenhuma confirmado.