Ouça ao vivo

TCE autoriza retomada de licitações das barragens de Pedreira e Amparo

Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

As duas liminares que suspenderam as licitações de quase R$1 bilhão para conclusão das novas barragens de Pedreira e de Duas Pontes, em Amparo, foram cassadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A decisão aconteceu durante uma sessão, nesta quarta-feira (27).

O parecer recomenda ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo estadual, que considere a necessidade de complementar ou atualizar o edital de licitação.

O projeto prevê abastecimento para 5 milhões de moradores nas 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que integram a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O primeiro prazo para as obras ficarem prontas era 2016 e, depois, mudou para 2018. Contudo, a falta de verba atrasou ainda mais o início da construção, prevista para durar 28 meses.

Em agosto de 2020, as obras foram embargadas depois que o Ministério Público do Estado e o Ministério Público Federal entraram com uma ação civil contra supostas irregularidades em atuações do DAEE e da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb).

As obras foram retomadas em janeiro de 2021, depois que a Justiça Federal revogou a decisão.

Em julho de 2023, porém, o projeto foi paralisado novamente, após a autarquia estadual romper o contrato com as empresas responsáveis, por constatar que o andamento das obras estava atrasado “de forma significativa”, e que as empresas apresentaram problemas recorrentes que afetaram a conclusão das barragens.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.