Nesta segunda-feira (27) a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inaugurou uma nova unidade do projeto ‘AptaHub’ em Campinas, a iniciativa é constituída por uma rede de ambientes de inovação do agro.
O novo espaço, que possui sete salas colaborativas no estilo coworking, pretende unir os pesquisadores às soluções do agronegócio. Nelas, os empreendedores, pesquisadores e representantes de empresas e de instituições de Campinas poderão se reunir para discutir projetos locais.
No evento de inauguração, o Secretário Executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Alves Fernandes, destacou a importância das unidades.
O coordenador da Apta, Carlos Nabil, explicou sobre a idealização do projeto, que tem a finalidade de atrair parceiros da iniciativa privada para potencializar o acesso à ciência e à inovação.
O projeto, que foi criado para promover o empreendedorismo, a criatividade e a transformação do agro por meio de conexões, possui quatro unidades em Campinas, uma em Ribeirão Preto e outra em Santos. A nova unidade, denominada ‘AptaHub Campinas Taquaral’, fica localizada no Instituto de Tecnologia de Alimentos de Campinas. O investimento total do projeto é de R$ 13,5 milhões.
Com o objetivo de ligar startups a soluções, a Apta tem parceria com sete Institutos que integram as atividades voltas às pesquisas. São eles: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional.