A Polícia Civil apreendeu 66 veículos durante uma operação contra lavagem de dinheiro, em Hortolândia, nesta quinta-feira (9). O esquema envolve venda ilegal de loteamentos clandestinos em uma área de proteção ambiental no distrito do Campo Grande, em Campinas.
No ano passado, a administração municipal informou que 18% da região tinha sido devastada e R$ 23 milhões em multas foram aplicados, mas nada foi pago pelos responsáveis.
Os carros e motos apreendidos foram encontrados durante o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão. Três endereços eram de lojas, sendo nos Parque São Miguel, Vila Real e Jardim Sumarezinho.
Segundo o delegado José Carlos Fernandes, os veículos apreendidos serão para ressarcir prejuízos.
A apuração apontou que as lojas usavam o dinheiro obtido na venda dos terrenos irregulares.
Durante o cumprimento dos mandados, documentos, celulares e máquinas de cartões também foram apreendidos. Os materiais serão periciados, como explica o delegado, Luiz Fernando Dias Oliveira.
A operação é o desdobramento de uma investigação que teve início em agosto do ano passado, quando nove pessoas foram identificadas no esquema.
A Prefeitura afirma que recebeu uma denúncia em 2021. No ano seguinte, a administração municipal fez uma operação conjunta na área, com apoio da polícia e da Guarda Municipal. A ocorrência resultou na condução de um corretor de plantão à delegacia. Um boletim de ocorrência foi registrado e deu início a uma investigação.