O Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, é uma data importante para o setor de flores e plantas na região de Campinas. No entanto, neste ano, o crescimento das vendas ainda é tímido comparado ao ano anterior.
O jardineiro Geraldo Oliveira trabalha em uma floricultura em Campinas. Ele afirma que os costumes mudaram depois da pandemia e que o comércio está se reinventando, apostando em cestas de café da manhã e chocolates. Geraldo explica que os preços variam de acordo com a flor escolhida e o volume de flores de cada buquê.
Rosa Kosume vende flores há 66 anos. Ela também notou uma diferença nas vendas para o Dia dos Namorados.
O CEO da Cooperativa Veiling Holambra, Jorge Possato, conta que a tragédia do Rio Grande do Sul impactou na expectativa de faturamento do setor. Jorge ainda diz que por outro lado, o dia da semana influência positivamente nas vendas para o Dia dos Namorados.
Além das rosas vermelhas, as orquídeas, as begônias, o crisântemo e os lírios são apostas para a data. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a expectativa nacional é que o setor cresça entre 10% e 15% na data.
