A CBN Campinas apresenta, nesta semana, a reportagem especial “Depois do Amanhã – O Futuro do T21 em Campinas”.
A produção em quatro episódios convida o ouvinte a conhecer a trajetória da Fundação Síndrome de Down (FSD), entidade sem fins lucrativos que completa 40 anos em 2025 e se consolidou como um dos principais polos de apoio à Pessoa com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual na região.
A Síndrome de Down também é conhecida como a “trissomia do cromossomo 21” (T21) e está presente na vida de 300 mil brasileiros, segundo as estimativas mais recentes do Ministério da Saúde.
No Brasil, o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) representou um grande passo em busca de equidade na oferta de suporte de qualidade à pessoa com T21.
Entretanto, o estigma e o preconceito ainda são desafios a serem vencidos no convívio diário, especialmente entre a comunidade mais carente de Campinas. Hoje, cerca de 90% dos assistidos pela FSD compõem os perfis de renda baixa na cidade de Campinas.
É o que confirmam pesquisas de opinião, como a Vozes Campineiras (Quaest/Fundação FEAC, 2025), que constataram a reprovação das mães campineiras à qualidade da assistência social prestada nos territórios da cidade, e demonstrada nos episódios da série.
Nesse contexto, cabe a organizações, como a Fundação Síndrome de Down, uma missão marcante: prover o preparo que dará condições de autonomia, em áreas como o mercado de trabalho e as relações afetivas.
Navegue abaixo pelos episódios e não deixe de compartilhá-los!
Episódio 1 ∙ 20/10 ∙ No início, o preconceito
Episódio 2 ∙ 21/10 ∙ A arte do acolhimento
Episódio 3 ∙ 22/10 ∙ Não sou uma criança, sou o Amanhã
Episódio 4 ∙ 23/10 ∙ Mães




