Ouça ao vivo

Região de Campinas recebe novos leitos de UTI para covid

Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, durante a reclassificação do Plano São Paulo de Contingência ao Coronavírus que vai voltar a restringir atividades para evitar aglomerações de acordo com a ocupação de UTI de cada município.

A mudança das fases foi antecipada em três semanas por causa do crescimento da curva da covid-19 no Estado. Oito regiões regrediram na classificação, incluindo a de Piracicaba, que está na fase laranja. A região de Campinas segue na fase amarela.

A ocupação de leitos no Departamento Regional de Saúde 7, que inclui Campinas, é de 69,6%. Seis municípios, porém, ultrapassaram 80%: Amparo, Artur Nogueira, Itatiba, Paulínia, Socorro e Valinhos. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anuncia que novos leitos serão instalados, mas não especificou quantos.

Nesta semana epidemiológica, segundo o Governo do Estado, os casos da covid-19 subiram 5%, as mortes 2% e as internações 10%. Na análise do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o maior número de pessoas hospitalizadas prova que São Paulo enfrenta a segunda onda do coronavírus.

Assim como em outras entrevistas coletivas, o governador João Dória atacou o Governo Federal. Ao comentar a falta de oxigênio em Manaus até para bebês prematuros, Dória subiu o tom das críticas.

O governo anunciou o envio de 40 respiradores à capital do Amazonas e colocou a rede hospitalar à disposição para receber 60 bebês prematuros vindos de Manaus. Os municípios com mais de 80% de ocupação de UTI receberão novos leitos. Sobre a vacinação, o Estado vai enviar 4,5 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde para iniciar a imunização em outros estados, caso seja liberada pela Anvisa neste domingo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito de matar enteado é professor e dava aulas para crianças e adolescentes

Cirilo Abe Barreto, de 46 anos, acusado de matar o enteado Luiz Felippe Darulis, de 12 anos, em Monte Mor, é professor de ensino fundamental e médio em escolas da rede estadual de Hortolândia. O homem foi preso em flagrante no sábado (27), dia do crime. A criança morreu após uma sessão de castigo físico e agressões com pedaços de madeira.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.