Ouça ao vivo

Governador Geraldo Alckmin diz que não pode intervir na situação da Vila Soma

Protesto de moradores da Vila Soma

Na cerimônia de entrega do prolongamento do Anel Viário Magalhães Teixeira, nesta terça-feira, em Campinas, o Governador Geraldo Alckmin comentou sobre a situação da ocupação Vila Soma, em Sumaré, que vem se arrastando ao longo do ano.

Protesto de moradores da Vila Soma
Protesto de moradores da Vila Soma

Alckmin disse que a reintegração de posse é simplesmente o cumprimento da lei, e não há nada que o estado possa fazer contra isso, pois ele estaria agindo contra a legislação. “É importante destacar que reintegração de posse não é uma decisão pessoal do governante, é uma decisão judicial que precisa ser cumprida. Se ela não é cumprida, a justiça requer força policial. O governo não pode escolher em que caso deve ou não deve haver reintegração de posse”.

Porém, o Governador disse que não fechará os olhos para a situação, e afirma estar buscando uma maneira de auxiliar as famílias que poderão ficar desabrigadas após a reintegração de posse. “Como é uma questão social relevante nós estamos trabalhando junto com a Caixa Econômica Federal para buscar uma solução rápida para resolver o problema. Não é fácil mas estamos trabalhando para isso. Não há ainda uma data para a desocupação, mas estamos buscando ao máximo tentar resolver”.

A reintegração de posse da ocupação Vila Soma estava marcada para a próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro. Porém, acabou sendo adiada para a terceira semana de janeiro, pois a Policia Militar alegou que não houve tempo hábil para planejar a ação de forma a não colocar em risco a integridade dos envolvidos. Além disso, o batalhão de choque não estaria disponível em dezembro para colaborar nas ações.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo informou que a ação na qual estava marcada a reintegração para o dia 14 de dezembro e foi adiada é movida pelos proprietários da área. Existe ainda uma segunda ação impetrada pelo Ministério Público, mas essa segue sem data marcada para a reintegração de posse.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.