Ouça ao vivo

Bacalhau tem aumento de 20% em relação à Páscoa do ano passado

No período da Quaresma, o consumo de carne de peixe aumenta 45% em relação aos demais meses do ano, à exceção de dezembro, quando o consumo cresce em 20%. No mercadão de Campinas, Mariana Ricci, de uma das bancas que vende o produto, não tem observado os efeitos da crise econômica nas vendas, enfatizando a força da tradição cristã em relação à abstinência à carne vermelha nessa época. O Procon Nacional constatou uma alta no bacalhau tipo saithe (33,67%), seguido pelo peixe dourado (19,64%), bacalhau do porto (17,8%) e salmão (10,8%).

Para os pescados que são mais presentes em nosso litoral, o aumento foi moderado. A sardinha fresca subiu 5,47%, o filé de tilápia 2,57% e o sururu 3,16%. Mesmo com o aumento, Silvino Silva está feliz com as vendas na sua banca do Mercadão de Campinas, que já começou a semana com grande movimentação de consumidores. O consumidor confirma sua intenção de não abrir mão da tradição de consumir bacalhau.

Na hora de comprar é importante também ficar atendo ao aspecto do bacalhau que não deve apresentar cor escura ou esverdeada. Com relação aos pescados, a atenção deve ser ainda maior. A enfermeira e coordenadora da vigilância em alimentos de Campinas Ana Marian Sobiati Pinotti, explica que eles devem apresentar escamas e olhos brilhantes e aderidos à pele e guelras róseas ou vermelhas. A especialista alerta ainda que os peixes frescos devem ser expostos e transportados  totalmente encobertos por gelo para não haver contaminação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.