Ouça ao vivo

Saúde tem queda no orçamento para 2017 apesar de aumento na procura pelos serviços públicos em Campinas

Diante do cenário de crise econômica e desemprego a secretaria de saúde de Campinas registrou um aumento de 26% na procura pelo atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Por outro lado, o orçamento da pasta para 2017 deverá ter uma queda de 2,4% com R$ 30 milhões a menos, totalizando R$ 1,2 bilhão, o que representa 24,3% de todas as receitas.

Segundo o secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, a explicação é que um aporte justamente de 30 milhões viria do Governo do Estado, valor que ainda não poderia ser incluído. Ele explicou o motivo.

Cármino explicou que, em função do cenário econômico, houve um congelamento no repasse do Governo Federal para os municípios. Em Campinas, o valor não ultrapassa os 28% sendo que esse índice já chegou a 70% de todo o orçamento da Saúde.

Ele comentou que um terço do orçamento da pasta é destinado à média e alta complexidade e, conseguir repasses para esse setor, é uma prioridade, já que vários equipamentos públicos têm sido mantidos apenas com recursos do município.

Cármino de Souza disse acreditar que, ao longo do ano, o orçamento irá aumentar com o incremento de receitas provenientes de outras fontes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.