Ouça ao vivo

Empresas atribuem excesso de fios em Campinas a alto custo

Visto como solução ideal para o excesso de fios de energia e telecomunicações em Campinas, o enterramento das redes é pouco aplicável devido ao custo alto justificado pelas empresas, que também alegam dificuldade para o controle. Os exemplos de cabos emaranhados estão por toda a parte, principalmente no centro da cidade.

O problema é percebido nos cruzamentos de diversas vias, como no caso da avenida Benjamin Constant com a rua Barão de Jaguara. Em diversos bairros, outros pontos também são notados, como no Castelo e no Jardim Von Zubem. A situação incomoda moradores como Seiji Takahashi. Ele reclama do risco de quedas e vê no enterramento a alternativa mais eficaz.

Responsável pelos postes instalados na cidade, a CPFL aluga os espaços para as operadoras de telecomunicações e justifica que os fios inutilizados e irregulares são cortados. Ainda assim, reconhece que o excesso de cabos é um incômodo. O consultor de negócios da CPFL Paulista, José Nanini Neto, alega que falta pessoal para avaliar quais ligações estão ou não previstas contratualmente e ainda diz que os chamados “gatos” costumam ser refeitos logo após a remoção.

Questionado sobre a implantação da rede subterrânea, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, João Moura, é taxativo: os valores são muitos altos e tornam a obra pouco aplicável. Além disso, não acredita que a identificação de cada fio suspenso seja a melhor saída para que o controle se torne mais fácil. O motivo são os roubos e as ligações clandestinas. Por isso, defende a opção somente em casos específicos.

Os representantes das empresas e prestadoras participaram de uma reunião na Câmara. O encontro promovido pelo vereador Luiz Carlos Rossini, do PV, discute a criação de uma lei sobre a organização e a fiscalização do cabeamento. A intenção é facilitar a comunicação dos moradores e permitir que as notificações sobre fios caídos e rompidos sejam corretamente atendidas e ainda tentar criar um modelo de fiscalização e gestão da rede elétrica e de internet.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.