Ouça ao vivo

Missão de Paz no Haiti termina em outubro e última tropa brasileira embarca de Viracopos

Foto: Danilo Braga

O último escalão para Missão de Paz no Haiti embarcou neste dia 1° de junho, para realizar a fase de desmobilização no país assolado pela guerra civil. As tropas do Brasil estão em Porto Príncipe há 13 anos e encerram as atividades com os 230 militares que partiram do aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.

Ao todo, 20.800 pessoas das Forças Armadas estiveram no Haiti em variadas ações. 18 perderam a vida, durante o terremoto em 2010, que levou a reforço com mais brasileiros ajudando os haitianos.

Antes do embarque, uma solenidade homenageou os oficiais e foi marcada por emoção. O 1° Sargento Figueiredo se despediu dos quatro filhos pequenos (um de seis meses) e da esposa. Foram muitos abraços.

Casada há 6 meses com soldado Guimarães, Fábia Cantelli, terá que esperar até outubro para rever o marido e já está difícil lidar com isso. No momento do check-in, ela se dividia entre preocupação e orgulho.

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou da homenagem aos militares e parabenizou as Forças Nacionais pelo trabalho realizado.

Em 31 de agosto, a tropa começa a deixar o Haiti e segundo o Ministro, outros locais poderão receber a ajuda militar, como a África.

Os últimos militares da Missão de Paz do Haiti são dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.