Prefeitura inaugura reservatório para assegurar água para 50 mil em Campinas

O segundo reservatório de água potável que está dentro do pacote de seis a serem entregues até o final do ano em Campinas, foi inaugurado neste dia 24 de agosto, na região do bairro São Vicente. A capacidade é de 3,5 milhões de litros, com investimento de quase R$ 3,2 milhões. Com ele, o armazenamento de água dobra para abastecer 35 bairros e uma população de cerca de 50 mil pessoas.

Além de assegurar mais água, o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, explica que irá permitir a realização de uma obra no reservatório antigo, que já era uma necessidade, diante de vazamentos. O processo, no entanto, deve demorar.

Outro processo que ainda deverá passar por várias etapas até a construção em si é o do reservatório de água bruta no trecho do Rio Atibaia que passa pelo Distrito de Sousas, anunciado em março. Esse é o mais estratégico de todos, já que irá proporcionar autonomia de 70 dias de abastecimento aos campineiros. Os investimentos são de R$ 350 milhões, com prazo de conclusão de três anos. Nesse momento, no entanto, o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, não tem previsão de quando as obras vão começar.

Atualmente 95% da água que abastece Campinas é coletada diretamente no Rio Atibaia. Com o reservatório, a vazão poderá subir 50%, passando de quatro para seis mil litros por segundo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Comvest abre inscrições para processo seletivo Enem-Unicamp 2026 

Polícia faz operação contra suspeitos de usar ‘deep fake’ de Gisele Bündchen para aplicar golpes

Ao Jornal da CBN, Alexandre Padilha diz que governo analisa compra de antídoto contra metanol

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.