Ouça ao vivo

População vai pesquisar preços antes do Dia das Crianças

A palavra “economia” está na ponta da língua de quem vai comprar presente para o Dia das Crianças em Campinas. A ordem é procurar a opção mais barata. Artur Nunes faz questão de lembrar a data, mas vai gastar pouco. Silvânia Aparecida avisou aos filhos e sobrinhos que não vai sair às compras este ano.

Com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE, o SindiVarejista listou os produtos que tiveram mais estabilidade nos preços em relação a 2016. As bicicletas, com 0,68% de aumento, e os brinquedos, com 1,36%, são as principais recomendações da presidente da entidade, Sanae Murayama Saito.

Mas para quem pode gastar mais e busca itens de maior valor agregado, os instrumentos musicais e o microcomputador estão 6,97% e 15,51% mais baratos. No setor de vestuário, somente o conjunto infantil apresentou queda nos preços no período, 2,36%. Já o valor da bermuda e short , por exemplo, subiu 2,96%. Entre as atividades de recreação, o ingresso para jogos custa 12,13% menos. O cinema ficou 6,49% mais caro. Entre os CDs e DVDs, o recuo foi de 1,82%.

Sobre as vendas, a avaliação da presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama, é positiva. Ela espera uma melhora de 8% na comparação com o ano passado. Mas justifica que o bom desempenho tem relação com a base menor, já que os resultados do ano passado foram bastante ruins.

O entendimento é que a decisão de compra foi influenciada por um conjunto melhor de variáveis econômicas. Em resumo, 2017 tem um panorama melhor. O motivo é a inflação. Até outubro de 2016, no acumulado, estava em 7,9%. Já para outubro deste ano, a estimativa é que a variação esteja perto de 2,5%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.