Ouça ao vivo

Juros sofrem leve queda para o empréstimo pessoal, mas especialista recomenda cautela

A taxa de juros do empréstimo pessoal apresentou em Janeiro leve queda, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP. A pesquisa apontou taxa média nos bancos pesquisados de 6,32% ao mês. 0,09 ponto percentual menor em relação ao mês anterior, que foi de 6,41% ao mês. Apesar da boa notícia sobre essa pequena queda nos juros, a Supervisora de Pesquisas do Procon-SP, Cristina Rafael Martinussi, alerta que o mesmo não se aplicou ao cheque especial, que mantém a taxa média de 13,41% ao mês.

De acordo com Cristina, o ideal é fugir dos empréstimos, mas se não tiver outra saída, ela recomenda alguns cuidados. Entre eles, realizar atentamente a leitura do contrato e comparar as diversas taxas e modalidades de juros ofertadas no mercado. Outra dica de Cristina é para a tentativa do gerente de realizar venda casa, o que legalmente não é permitido.

E o mais importante de tudo é ter plena consciência de que as parcelas do empréstimo vão caber no orçamento, lembrando que  no começo de ano as despesas aumentam não só pelas dívidas contraídas no final do ano passado, como também pelos impostos, como IPVA, IPTU, além da compra de material escolar e matrícula do colégio. Fizeram parte da pesquisa os principais bancos do Brasil: Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra, Santander e Banco do Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.