As lixeiras subterrâneas instaladas na Praça Bento Quirino, no Centro de Campinas, têm causado problemas para os comerciantes do local. O mau cheiro causado pelos resíduos tem incomodado os comerciantes. Os recipientes estão cobertos com um plástico, mas é visível um líquido ao lado das latas, no local onde é feita a coleta. Os comerciantes organizam um abaixo-assinado para que a Prefeitura resolva a situação. Luiz Carlos Guidotti, proprietário de uma banca que vende alimentos bem ao lado das lixeiras, espera que o problema seja resolvido após o envio do documento à administração municipal.
Segundo o comerciante, alguns estabelecimentos descartam resíduos que não são adequados para as caçambas. Guidotti conta que os clientes têm reclamado do forte odor causado pela falta de manutenção das lixeiras subterrâneas.
Por meio de nota, a Prefeitura de Campinas informou que a coleta das lixeiras subterrâneas é feita diariamente e a lavagem duas vezes por semana, de terça e quinta-feira. O Departamento de Limpeza Urbana estuda a implantação de um sistema mais moderno para aquele local. Não é permitido que os restaurantes despejem óleo ou gordura nas lixeiras, porque os equipamentos são apropriados apenas para resíduos sólidos.