Ouça ao vivo

Prefeitura quer reabrir ponte no Jardim Pacaembu em até 40 dias

Foto: Leandro Las Casas

A ponte entre os bairros Jardim Pacaembu e Jardim Garcia, em Campinas, deve ser reaberta em até 40 dias. A previsão é da Pasta de Transportes e a promessa até foi já feita nas redes sociais pelo prefeito, Jonas Donizette, do PSB. No vídeo, além de prometer que a estrutura sobre a Rodovia Anhanguera, na altura do km 97, vai receber obras de asfaltamento em um dos acessos, o Chefe do Executivo informa que uma empresa de atacado será aberta na região.

A informação surpreendeu Valdir dos Santos e Aldo Bolsolan, que trabalham perto da ligação. Aguardando desde junho de 2016 pela liberação, os dois se mostram desconfiados, mas preveem alívio caso a medida aconteça. Como a via liga os dois lados da Anhanguera, contam que atualmente enfrentam muitos transtornos nos trajetos alternativos para entrar e sair dos bairros. O resultado disso é perda de tempo no trânsito e gasto com combustível.

Além da falta de asfalto em uma das ruas, o viaduto foi fechado pela Emdec, a Autoban e a Artesp devido à necessidade de laudos técnicos sobre as condições de segurança, já que a ponte dá acesso direto à marginal da rodovia. Passados quase três anos, a expectativa do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, é que todos os estudos necessários para a reabertura da ponte sejam concluídos nos próximos 30 ou 40 dias.

Respostas

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a CCR AutoBAn alegou que “desconhece solução citada, no entanto informa que está à disposição para analisar qualquer estudo de proposição”.

No comunicado, diz ainda “que já existe projeto de acessibilidade aprovado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Campinas que prevê adequações no acesso municipal junto a conexão com a Via Anhanguera (em frente à Leroy) além de alargamento e melhorias geométricas da rua, mas que até o presente momento, não foi implantado em sua totalidade”.

Por fim, alega que “a não conformidade das obras com o projeto aprovado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Campinas agrava os riscos à segurança viária no local, motivo que enseja o bloqueio da operação do viaduto de transposição”.

Já a Artesp confirmou que houve uma reunião com a Prefeitura de Campinas sobre o pontilhão. Segundo a nota, “foi solicitado pela Agência Reguladora que a Prefeitura apresentasse um novo estudo de tráfego para avaliação e definição das medidas a serem adotadas”

Por fim, justifica que “aguarda o encaminhamento destes estudos para as providências cabíveis”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.