CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas na rota do cigarro contrabandeado

Pesquisa realizada pelo Ibope aponta crescimento no mercado ilegal de cigarros pelo sexto ano consecutivo. De acordo com os dados 57% de todos os cigarros consumidos no país em 2019

Campinas na rota do cigarro contrabandeado
Pesquisa realizada pelo Ibope aponta crescimento no mercado ilegal de cigarros pelo sexto ano consecutivo.  De acordo com os dados 57% de todos os cigarros consumidos no país em 2019 eram ilegais. Deste total 49% foram contrabandeados, principalmente do Paraguai, e 8% foram produzidos por fabricantes nacionais que operam de forma irregular. Com isso, 63,4 […]

Pesquisa realizada pelo Ibope aponta crescimento no mercado ilegal de cigarros pelo sexto ano consecutivo.  De acordo com os dados 57% de todos os cigarros consumidos no país em 2019 eram ilegais. Deste total 49% foram contrabandeados, principalmente do Paraguai, e 8% foram produzidos por fabricantes nacionais que operam de forma irregular.
Com isso, 63,4 bilhões de cigarros ilegais foram consumidos nas cidades brasileiras.

Campinas, é um exemplo. De acordo com os dados do Kantare Ibope, 58% dos cigarros consumidos na cidade no primeiro trimestre de 2019 foram contrabandeados. O comercio ilegal movimentou mais de R$ 21 milhões. Em relação a 2016 quando a pesquisa passou a ser divulgada, houve um aumento de 14%.

De acordo com Edson Vismona, presidente do ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, vários problemas envolve esse tipo de comercio ilegal entre eles a saúde publica, a economia e principalmente a segurança, pois o contrabando de cigarro é um dos financiadores do crime organizado.

Para ele,  a politica de aumento de impostos para conter o consumo do cigarro no Brasil não funciona e favorece o contrabando.

De acordo com presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, Edson Vismona, é preciso que seja implantada no Brasil uma forma mais ousada para conter o contrabando de cigarro. Ele sugere mudança na modelagem tributaria.

Quanto as politica de repressão os resultados tem sido positivos, porém, insuficientes para  combater o contrabando em 17mil km de fronteira.

 

Conteúdos