Ouça ao vivo

Prefeitura de Indaiatuba aposta no mosquito transgênico para impedir o avanço da dengue

mosquito da dengue/arquivo

O número de casos de dengue disparou neste ano, em Indaiatuba, e a arma que está sendo preparada pela prefeitura para impedir a proliferação do Aedes Aegipty é a soltura de mosquitos geneticamente modificados.

Para se ter uma ideia, do avanço da dengue na cidade, no ano passado foram registrados 16 casos confirmados entre autóctones e importados de outras regiões do país. Já neste ano o número saltou para 277 casos confirmados da doença. Deste total 266 foram autóctones, ou seja transmitidos dentro do próprio município. Em termos percentuais a cidade registrou um aumento de 1.631% na relação feita com o ano de 2018.

Segundo o Coordenador do Programa de Controle do Aedes Aegypti da Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba, Ulisses Bernardinetti, a explosão da dengue na cidade neste ano é reflexo ao que ocorre na RMC e em todo o Estado com os casos confirmados de dengue do tipo 2.

Para enfrentar essa batalha contra dengue e tentar reduzir a incidência a prefeitura está apostando no “Aedes do Bem” , ou seja , a arma será a soltura de mosquitos geneticamente modificados.

A espécie segundo, Ulisses Bernardinetti, fecunda o mosquito selvagem com o gene defeituoso e isso impede a sua proliferação.

Os mosquitos transgênicos serão introduzidos no meio ambiente até o dia, 15 de outubro, em 12 bairros da cidade, entre eles,  Jardim Portal do Sol, Vila Romana e Cidade Nova.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.