Ouça ao vivo

Cuidado: Sua televisão pode estar te ouvindo!

Um estudo conduzido pela Universidade Northeastern de Boston, dos Estados Unidos, em conjunto com o colégio imperial de Londres, na Inglaterra, constatou um dado gravíssimo.

Segundo eles, smart tvs e artefatos para utilização de streaming do mundo todo estão enviando dados sensíveis dos usuários, como IP e endereço, para aplicativos de terceira parte, como a Netflix e Amazon Prime. 

Além disso, a universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, identificou também o envio de dados pessoais dos usuários para empresas como o Google.

Informações como se você estava interagindo com a TV ou não também eram concedidas, ou seja, segundo o professor David Choffnes, as empresas conseguiam identificar se você estava em casa ou não. 

Isso salta a luz em um momento que a privacidade dos dados vem à tona com os casos do Facebook com a Cambridge Analítica, o documentário “Privacidade Hackeada” na Netflix e a implantação da lei geral de proteção a dados. 

As empresas se defenderam dizendo que a prática não apresenta nenhum problema e que serve apenas para trazer melhores resultados de recomendação e anúncio para seus usuários.  

E você? O que acha dessa exposição de dados para as grandes empresas de tecnologia? Se sente vigiado ou acha que vale a pena para receber serviços mais personalizados?


clique no player abaixo para ouvir o podcast na integra:



Transformação Digital CBN é um programa diário, apresentado pelo jornalista e especialista em inovação e no mundo digital, Samuel Leite. De segunda a sábado sempre uma nova história sobre como o mundo e as relações humanas podem ser transformadas por meio da tecnologia, inovação e da inteligência artificial.

Você pode receber um episódio novo do transformação digital, todos os dias. Basta assinar nosso conteúdo gratuitamente pelo Spotify ou pelo iTunes. Clique na plataforma desejada e selecione a opção seguir para receber automaticamente nossos conteúdos.




Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.