O que é melhor: perder seu emprego para um robô ou para outro ser humano?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma pesquisa da universidade de Munique, na Alemanha, trouxe um dado, no mínimo, curioso. Segundo o estudo, os profissionais de hoje em dia acham melhor perder seus empregos para robôs do que para outros seres humanos.

A pesquisa entrevistou mais de 2 mil pessoas na Europa e nos Estados Unidos e concluiu que as pessoas não se sentem tão competitivas e ameaçadas quando disputam uma posição com um robô.

Assim, isso representaria um problema menor para a autoestima do que ser substituída por outro ser humano.

Ser substituído por um robô não indica que a capacidade dele está sendo colocada em xeque e sim que a tecnologia avançou bastante, ao contrário do que acontece com um ser humano. Segundo Christopher Fuchs, um dos autores do estudo, essas pesquisas vão ser importantes para entender as mudanças na automação do mundo do trabalho.

Assim, será possível criar programas de desemprego mais assertivos que levem em conta os sentimentos das pessoas nessa mudança de paradigma que o mundo do trabalho vem passando.


Agora eu repito a pergunta do início do programa. Você prefere ver seu trabalho substituído por um robô ou por um humano?


clique no player abaixo para ouvir o podcast na integra:



Transformação Digital CBN é um programa diário, apresentado pelo jornalista e especialista em inovação e no mundo digital, Samuel Leite. De segunda a sábado sempre uma nova história sobre como o mundo e as relações humanas podem ser transformadas por meio da tecnologia, inovação e da inteligência artificial.

Você pode receber um episódio novo do transformação digital, todos os dias. Basta assinar nosso conteúdo gratuitamente pelo Spotify ou pelo iTunes. Clique na plataforma desejada e selecione a opção seguir para receber automaticamente nossos conteúdos.




Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também