Ouça ao vivo

Você já pensou em pagar o bilhete do ônibus pelo seu relógio?

Por muito tempo, o cartão de crédito foi visto como grande vilão aqui no Brasil, muito por conta da alta taxa de juros caso a fatura fosse atrasada. Mas, com as tarifas caindo, ele se tornou um dos maiores meios de pagamento do país. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e serviço, a ABECS, em 2018 foram transacionados 965 bilhões e 500 milhões de reais nessa modalidade. 

Por isso, antes ligados às grandes compras, os cartões de crédito passaram a ser utilizados nos micropagamentos também. Seguindo essa tendência, os ônibus da maior cidade do país, São Paulo, passaram a aceitar o pagamento da passagem com essa modalidade. 

Num projeto piloto com um total de 200 carros, o objetivo é facilitar ao máximo o pagamento. Para utilizar a modalidade é só aproximar o cartão, smartphone, Smartwatch do validador. Assim, a catraca será automaticamente liberada. 

Ainda não está disponível para uso no metrô ou para integrações entre as linhas, mas a expectativa é ser implementado em breve.


clique no player abaixo para ouvir o podcast na integra:



Transformação Digital CBN é um programa diário, apresentado pelo jornalista e especialista em inovação e no mundo digital, Samuel Leite. De segunda a sábado sempre uma nova história sobre como o mundo e as relações humanas podem ser transformadas por meio da tecnologia, inovação e da inteligência artificial.

Você pode receber um episódio novo do transformação digital, todos os dias. Basta assinar nosso conteúdo gratuitamente pelo Spotify ou pelo iTunes. Clique na plataforma desejada e selecione a opção seguir para receber automaticamente nossos conteúdos.




Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.