Ouça ao vivo

Vereadora presa por furto em Nova Odessa é alvo de comissão

Foto: Divulgação/Prefeitura Nova Odessa

A Câmara Municipal de Nova Odessa abriu uma Comissão Processante para decidir se a vereadora Carol Moura, do Podemos, presa por furto de roupas deve ser cassada. O pedido foi aprovado por sete votos a zero na sessão que ocorreu nesta segunda-feira, 9. Carol Moura foi eleita vereadora de Nova Odessa e depois assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade. Ela foi presa no dia 17 de fevereiro, após furtar roupas em um shopping de Campinas. As mercadorias totalizaram R$ 925. Na audiência de custódia, ela foi liberada após pagar fiança de um salário mínimo.

A ação penal contra a vereadora referente ao caso segue em andamento na 3ª Vara Criminal de Campinas e ainda não teve um julgamento em primeira instância. O pedido de abertura de Comissão Processante foi protocolado pelos moradores Antonio Marco Pigato e Lucas Camargo Donato. Eles apontam quebra de decoro. No entanto, o pedido foi inicialmente arquivado pelo presidente da Câmara, Vagner Barilon, do PSDB. Segundo a assessoria de imprensa do Legislativo, uma solicitação do tipo não estava de acordo com o regimento interno, que prevê que a denúncia deve partir de vereadores ou pessoa filiada a partido representado na Câmara. Com o arquivamento, Lucas Camargo Donato, recorreu à Justiça, que determinou a anulação do arquivamento com base em um decreto federal que prevê que qualquer cidadão pode realizar esse tipo de denúncia. Assim, o pedido de Comissão Processante contra a vereadora voltou a ser analisado e aprovado nesta segunda-feira.

A comissão, formada por três vereadores, é presidida por Elvis Garcia, atualmente sem partido. A vereadora Carla Lucena, do PSDB , foi eleita relatora e Cláudio José Schooder, o Leitinho, do PV, será membro da comissão. A CP terá 90 dias para analisar a denúncia contra a parlamentar e apresentar um relatório, que será votado em plenário.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.