O Governador João Doria, PSDB, inaugurou nesta sexta-feira, 10, em Monte Mor, a Clínica Saúde em Ação/UBS Adão Fernandes de Souza. A unidade custou R$ 2,5 milhões e foi construída por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A UBS conta com três consultórios para atendimentos gerais, um consultório odontológico, salas individuais para vacinas, coletas, inalações, medicamentos e atividades coletivas. O imóvel também tem salas de administração, prontuários, esterilização, lavagem e descontaminação.
A capacidade é de 180 atendimentos diários, em média, incluindo consultas na área de clínica geral, pediatria, odontologia e ginecologia. A clínica tem aproximadamente 640 m² de área construída e já começou com o atendimento. O governador João Doria comemorou a capacidade de atendimento da unidade em Monte Mor e disse que a saúde é prioritária em sua gestão. “São 60 mil pessoas por ano no atendimento, clínica geral, pediatria, ginecologia e no atendimento odontológico também. É o governo do estado cumprindo a sua obrigação na área da saúde”, afirma.
Ainda segundo o governo paulista, a Região Metropolitana de Campinas recebe investimento de R$ 270 milhões do programa para construção e reformas de 76 unidades, incluindo UBS e Caps (Centro de Atenção Psicossocial) em diversos municípios. Especificamente em Campinas, novo Ambulatório Médico de Especialidades, AME, construído no Parque Itália, está com previsão para iniciar suas atividades em março.